CONJUNTIVITE E HOMEOPATIA
Conjuntivite é um mal que me deixa curiosa. É claro que já acordei com secreção no olho, e logo me lembrei que não fui feita para usar maquilagem mais de um ou dois dias em seguida. Mas nunca tive uma conjuntivite que me irritasse os olhos por mais de um dia, por uma semana, por mais de uma semana. Com isto tenho dificuldades com o grande receio que meus colegas tem da conjuntivite: encosto, dou beijo e sigo em frente sem problemas. Nunca uma bactéria “pulou” do olho de alguém para o meu, e me causou grande transtorno, se é que causou algum. Nem no trabalho, nem no metrô, nem, até hoje, em qualquer lugar.
Recebi informações no site http://safe-medicine.blogspot.com.au/2015/01/conjunctivitis-homeopathy-is-better.html e um dos assuntos é justamente o tratamento de Conjuntivite com Homeopatia, que aproveito e traduzo, livremente, para vocês:
Conjuntivite. Homeopatia é melhor do que as drogas convencionais para o tratamento.
Publicado pela primeira vez no site “Por que Homeopatia?”
O que é
A Conjuntivite, também chamada de “Pink Eye” ou “Red Eye” (olhos vermelhos ou rosa), provoca vermelhidão e inflamação da fina camada de tecido que cobre a frente do olho, a conjuntiva. Os sintomas incluem coceira e lacrimejamento, e às vezes uma cobertura pegajosa nos cílios, especialmente se for causada por uma alergia. Pode afetar um ou ambos os olhos.
Tratamento médico convencional
O NHS (Serviço Nacional de Saúde) descreve o tratamento convencional de conjuntivite, dependendo de ser causada por uma infecção, ou uma reação alérgica.
Conjuntivite infecciosa
Se quiser saber mais sobre o tratamento convencional para conjuntivite, veja em http://www.nhs.uk/Conditions/Conjunctivitis-infective/Pages/Treatment.aspx. Lá você lerá que a maioria dos casos de conjuntivite infecciosa “não necessitam de tratamento médico” e vai ser resolvido “em uma a duas semanas”. São sugeridos vários tratamentos e medidas sensatas, como a remoção de lentes de contato, limpeza de qualquer secreção pegajosa, e manter as mãos limpas. Tratamento com medicamentos deve começar se a infecção torna-se grave, ou dura mais de duas semanas, quando então há a prescrição de antibióticos, principalmente cloranfenicol, ou ácido fusídico, se o primeiro não funcionar, sob a forma de colírios. Ácido fusídico deve ser usado com cuidado em crianças e idosos. E é o tratamento preferencial para gestantes. Os efeitos colaterais destes colírios são visão turva, (evitar a condução ou utilização de máquinas depois de usar o colírio), ardor, queimação, dor ocular, sensibilidade à luz, perda de visão, vermelhidão intensa nos olhos.
A conjuntivite alérgica pode ser
• sazonal: normalmente causada por uma alergia ao pólen
• perene: geralmente causada por uma alergia a ácaros ou animais de estimação
• dermatoconjunctivitis: geralmente causada por uma alergia ao colírio ou cosméticos
• papilar gigante: geralmente causada por uma alergia às lentes de contato
Mais uma vez, são aconselhados os métodos aconselhados são remoção de lentes de contato, compressa fria sobre os olhos, e evitar a exposição ao alérgeno.
Os medicamentos para estas condições alérgicas incluem colírios anti-histamínicos com azelastina, emedastina e quetotifeno, todos não adequados para crianças menores de 3 anos de idade; ainda antazolina com xilometazolina, não adequado para menores de 12 anos, embora esteja disponível sem receita nas farmácias americanas! Mulheres grávidas são aconselhadas a consultar um médico e não usar estes produtos. Anti-histamínicos orais, como a cetirizina, fexofenadina, loratadina, também podem ser usados, se não estiver grávida ou amamentando. Usa-se também estabilizadores de mastócitos, na forma de colírios, incluindo lodazamida, nedocromil de sódio e cromoglicato de sódio. Ou ainda corticosteróides, que devem ser prescritos quando os sintomas são particularmente grave e apenas quando absolutamente necessário.
O tratamento homeopático de conjuntivite
A homeopatia não trata doenças, mas sim o indivíduo que tenha sido diagnosticado com uma doença ou doença particular.
Os seguintes remédios homeopáticos para o tratamento de conjuntivite são seguros, sem quaisquer efeitos secundários, e, quando bem indicados, eficazes.
Apis mellifica
Inchaço das pálpebras. Os olhos sentem-se melhor com aplicações locais frias. Pode haver ardor e dor em queimação e as pálpebras podem grudar. Uma pessoa que precisa deste remédio muitas vezes sente-se irritável.
Argentum nitricum
Pode haver inchaço das pálpebras com secreção amarelada ou purulenta, bem como vermelhidão da área branca e dos cantos internos dos olhos. Os olhos podem estar cansados e doloridos, com piora pela luz e pelo calor, que melhora por compressas frias e pelo ar fresco.
Belladonna
Os pacientes que precisam deste medicamento têm muitas vezes intensa vermelhidão dos olhos, incluindo aparência de olhos injetados de sangue. Pode haver dor latejante ou pode sentir o olho quente. Na pressença de luzes brilhantes, e até mesmo ruídos altos, o desconforto pode aumentar. Pode haver febre. Belladonna é útil quando há um rápido início de sintomas.
Euphrasia
Este remédio é útil para sintomas que concentram-se sobre os olhos. Pode haver uma grande quantidade de lágrimas que queimam a pele ao redor dos olhos. Às vezes, pode formar-se uma secreção esverdeada ou esbranquiçada, com sensação de objeto estranho nos olhos, como areia. Também pode haver uma descarga de secreção suave, porém profusa do nariz.
Hepar sulphuris
Este medicamento é indicado nos casos em que os olhos sentem-se machucados, com inflamação e dor queimante. Pode haver um corrimento amarelo, apesar das pálpebras grudadas, especialmente na parte da manhã. Compressas quentes e calor em geral, fazem com que o paciente sinta-se melhor, pois o paciente é muitas vezes extremamente sensível ao frio, podendo também ser sensível à luz e ao ruído. A irritabilidade pode também ser uma característica do processo.
Mercurius solubilis
Os pacientes que precisam deste remédio muitas vezes sentem-se mal e são sensíveis ao calor e frio. Há secreção amarelo-esverdeada que podem irritar as pálpebras e as margens dos olhos. A respiração pode ser ofensiva, com muita salivação se houver sede. Pode haver erupções ao redor dos olhos e nas pálpebras.
Pulsatilla
Medicamento para quando há uma grande quantidade de secreção amarela e espessa, geralmente não irritante, com coceira no olho. Para pessoas com características carentes, que pioram em ambientes quentes e não sentem sede. Compressas frias aplicadas nos olhos acalmam.
Sulphur
Útil para pessoas com olhos vermelhos, com ardor e prurido. Os brancos dos olhos estão vermelhos e injetados de sangue, e as lágrimas parecem quente. Todos os sintomas pioram com o calor.
Não são conhecidos testes clínicos randomizados para o tratamento homeopático da conjuntivite.
Penso que vale a pena tentar usar medicamentos homeopáticos no próximo caso de conjuntivite próximo a você.